O livro começa com uma frase bem impactante de Aristóteles:
“Somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”
É um livro pequeno, de leitura e vocabulário extremamente entendível, sem rodeios ou aquelas frases que mais parecem parábolas.
O autor, Vitor Caruso, se baseia em experiências, pesquisas e treinamentos, realizados por ele ou com citação de grandes referências na psicologia e PNL (Programação Neuro Linguística).
Sou apaixonada pela neurociência, pelos caminhos que a cruzam com a espiritualidade e pela comprovação de significados e conexões da existência humana.
Só esses dois temas citados: neurociência e espiritualidade, já é uma biblioteca infinita, na qual passaria por gerações lendo.
Este livro me conquistou pela qualidade em que resume trechos importantes de grandes obras. Pela franqueza e clareza em que tudo é tratado.
Nos passa a certeza de que sim, todos podem ser melhores. Bastam pequenas mudanças a cada dia.
Sobre o autor:
Vitor Caruso Junior é professor e consultor em desenvolvimento do potencial humano. Formado em Programação Neurolinguística na Universidade da Califórnia, com Especialização em Psicologia Analítica Junguiana e Pós-graduado em Nutrição Esportiva.
O autor é ordenado na tradição Zen pelo mestre em Psicologia Budista, Thich Nhat Hanh.
Autorizado membro da Associação Internacional de Yogaterapia por Georg Feuerstein (um dos maiores pesquisadores da história do Yoga).
Vitor Caruso é aluno e biógrafo oficial do maior nome da Yogaterapia no Brasil, o Professor Hermógenes, professor certificado de Ashtanga Yoga, por Lino Miele, um dos maiores praticantes deste exigente método.
Recebeu transmissões especiais do próprio Dalai Lama.
Economista formado pela USP, com especialização em Business pela Universidade de Miami, tem
mais de 15 livros publicados em suas áreas de especialização, um deles com prefácio da neta de Gandhi.
Ele é bem ativo nas redes sociais, com instagram, canal no youtube e seu site tem bastante conteúdo sobre Psicologia, Neurociência, meditação e Yoga.
Mas vamos agora para algumas passagens do livro que merecem destaque:
Resiliência, um vasto acervo de pilares, escala, treinamentos e ele…
simplifica a resiliência em:
“Resiliência é a habilidade de se manter motivado, curioso e otimista mesmo mediante desafios e provações e apresenta 4 áreas para serem treinadas: Física, mental, emocional e social.”
Aqui você diz: Que máximo!!! Eu consigo!!!
Ciência da excelência, ou dizendo como ele, FELICIDADE OTIMIZADA. Amei essa comparação!
Significa perder menos tempo e ter experiências mais motivadoras, gerando melhores resultados naquilo que fazemos. Foco e constância em tudo.
Vitor Caruso cita Jim Collins e seu livro “Vencedores por Opção” como uma das maiores inspirações para sua obra. O livro é baseado nas empresas que superaram em mais de 10 vezes o mercado por 15 anos e seus pontos essenciais em comum.
As experiências de Jim Collins no livro citado e de Napoleon Hills com o best seller “Pense e Enriqueça”, onde ele enumerou dezessete aspectos fundamentais ou determinantes para o triunfo e a excelência do empreendedor, são vivenciadas e testadas na prática por Vitor Caruzo.
São páginas detalhadas, item por item que vão prender a sua atenção e fazer você acreditar fervorosamente: Colhemos o que semeamos em nossa mente, cedo ou tarde, mas colhemos.
Temas de empreendedorismo, gestão empresarial, gestão pessoal, mastermind e determinação são esmiuçados de forma clara e convincente.
Não ficando para trás a motivação e o treinamento de atletas, o esforço constante e autocontrole.
Chegando na parte que muito me fascina… Evolução, ação e reação.
Os níveis de consciência são explicados por um espiral que ele repete algumas vezes no livro.
Espiral com 7 vertentes: instintiva, corporal, alimentar, emocional, racional, integrativa e espiritual.
A partir dessas vertentes, começam os significados, indagações, explicações e experiências vividas por ele e por nomes citados aqui algumas vezes.
São muitas estratégias e muitas, muitas perguntas que mexe realmente com nosso consciente. Cabeça aqui teve que dar uma grande pausa para reflexão, confesso.
Claro que Vitor Caruso não poderia deixar o tema família, não acham?
Eis o que mais me chamou a atenção nesse tema: Os filhos e os estudos de personalidade.
O livro relata o levantamento de estudos de vários expoentes da psicologia positiva, por educadores e psicólogos como Christopher Peterson, Martin Seligman, Ângela Duckworth, Devin Levin e Michael Feinberg.
Ele explica que o sucesso profissional de uma criança não é garantido pela quantidade de investimento financeiro feio pelos pais e cita os 7 pontos chaves para um programa educacional de sucesso, de Paul Tough( “Uma questão de carácter”), que segundo ele, são praticamente infalíveis para o processo de transformação na educação de jovens e crianças.
Ele explica que não é o QI(Quociente de Inteligência) ou a quantidade de informações que influencia a excelência dos alunos, mas sim, características de personalidade, as quais podem ser testadas.
Um desafio e tanto para nós, pais.
Um lado mais descontraído de ler e uma das coisas que mais me identifiquei: O meu corpo pode determinar o quanto me sinto feliz?
Eu costumo dizer sempre para amigos ou em minhas redes sociais que um sorriso engana o cérebro. Acordar e colocar um sorriso no rosto me deixa mais disposta a encarar o dia, e eis que nesse livro ele comprova essa teoria.
Sorrir causa uma sensação imediata de relaxamento, paz e bem estar.
Ele vai além com uma comparação que confesso, me pegou de surpresa:
“ Um sorriso pode estimular o corpo de forma equivalente até 2000 barras de chocolate, sem engordar.”
Te fiz sorrir agora, não foi? Tive a mesma reação.Ele relata que a meditação do sorriso é uma das ferramentas mais poderosas e transformadoras que podemos colocar em prática para mudar o nosso patamar de humor e energia para nossas realizações.
“ Deitar-se ou sentar-se em posição confortável e colocar um sorriso no rosto por 10 minutos no mínimo por dia, de preferência pela manhã.”
Confesso que não tenho o hábito de 10 minutos diários, mas já estou tentando colocar em prática.
Proposta de 21 dias
Sim, se não bastasse todo esse aprendizado sobre nós mesmos, ele nos lança um desafio de 21 dias.
Esse desafio, ele deixa bem claro, é apenas para que tudo se torne um hábito, pois o segredo está na continuidade das pequenas coisas.
Ahh, não vou estragar o prazer de vocês colocando aqui o desafio.
Idealizadora da Liporati – Marketing de Conteúdo, Assessoria e Gestão de Mídias Sociais; Gerente Comercial da Revista Urbanova, em São José dos Campos e Founder da Humaniza Digital!